Primeira curiosidade:
Originalmente, "aloha" era usada exclusivamente como uma demonstração de afeto, mas ao longo dos anos tornou-se o nosso “olá” e “tchau”. De qualquer forma, a essência da palavra demonstra algumas características do povo havaiano, como a amizade, hospitalidade e cordialidade.
Segunda curiosidade:
O colar de flores no pescoço, visto em filmes e desenhos animados, realmente existe e é um símbolo que expressa cordialidade e receptividade. Grupos de excursão certamente vão dar o colar aos turistas, mas a tradição diz que o objeto seja dado por alguém que o conheça. O povo nativo espera que o colar seja usado frequentemente, e não seja guardado no armário como lembrança. Há diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente.
Terceira curiosidade:
Todas as ilhas do Havaí foram formadas por vulcões e o território aumenta de extensão a cada dia por causa das constantes erupções.
 |
Big Island, a mais intrigante ilha do Hawaii |
Quarta curiosidade:
A quarta curiosidade sobre o Hawaii é que o ‘hula-hula’ não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado em tradições e religiões ancestrais. Os cantos e variedades de ritmo fazem alusão à natureza. Cada movimento remete a um elemento natural – desde montanhas até ondas do mar – e também às emoções humanas, como amor e raiva.

Quinta curiosidade:
As suas línguas oficiais são: o inglês norte-americano e também o havaiano. Na prática, especialmente nas regiões centrais, todos falam em inglês, mas com pitadas de sotaque havaiano. Existem também várias expressões e gírias locais provenientes dos povos polinésios que se misturam ao inglês. Em regiões mais afastadas, as famílias tradicionais costumam usar somente o havaiano, que tem, inclusive, um alfabeto próprio chamado ka pī‘āpā Hawai‘i.
Sexta (e última) curiosidade:
Apesar da população ser formada pela miscigenação de polinésios, japoneses, chineses e filipinos principalmente, a cultura norte-americana realmente impera. Pelas ruas e estradas, muitos Wallmarts, Mc McDonald´s, Subways e Macy’s. Mas é inegável que existe um ritmo de vida diferente, calmo e tranquilo. Não só pelas praias, mas também por se tratar de uma população geograficamente afastada dos outros estados.